Palestrantes

Home Palestrantes

 

 

 

Alguns palestrantes já confirmados

Amanda Cosenza

É formada em Engenharia Química e Ambiental, com Pós-graduação em Direito Ambiental e MBA Executivo na área de Business Administration. Possui mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade e meio ambiente em empresas como AMBEV, Mercedes Benz, Comgás, Suzano Papel e Celulose, Sadia e Biosev. Há 5 anos é Gerente de Sustentabilidade da ADM do Brasil. Possui sólida experiência profissional adquirida em posições executivas em empresas multinacionais, com a coordenação de equipes multidisciplinares. Constrói relacionamento e comunicação com diferentes níveis de interlocução: Governos, Poder Legislativo, ONGs e Organismos Internacionais, sendo representante das empresas em associações de classe e fóruns de discussão; coordena Programas de Agricultura Sustentável com certificação; e participa ativamente do desenvolvimento da Plataforma de Sustentabilidade e Planejamento Estratégico da área. Participa da implantação de uma Política de Não Desmatamento e respectivo monitoramento da cadeia de fornecimento e coordena vários programas de Investimento Social Privado.

 

 

Ana Paula Branco Corguinha

Bióloga pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), mestre e doutora em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Pesquisadora bolsista CNPq, desenvolvendo estudos na área de segurança alimentar com foco em contaminação de partes comestíveis de produtos agrícolas com elementos-traço não essenciais (arsênio, cádmio e chumbo) e, mais recentemente, estudos em biofortificação de alimentos com zinco, ferro, selênio e iodo. Faz parte da equipe que desenvolve as atividades do projeto do Programa Mundial HarvestPlus, o HarvestZinc Fertilizer Project, coordenado mundialmente pelo Professor PhD Ismail Cakmak, Sabanci Universiy –Turquia, e, no Brasil, pelo Professor PhD Luiz Roberto Guimarães Guilherme, Departamento de Ciência do Solo, UFLA. Possui diversos trabalhos técnicos-científicos apresentados em eventos no Brasil e no exterior.

 

 

Andrea Barbosa Alves

Andrea Barbosa Alves é Diretora de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR Brasil desde 2007. Esta à frente dos avanços da entidade na área que centraliza as ações educativas de formação profissional rural e promoção social, que vem ampliando seu portfólio com programas e projetos de Gestão, Empreendedorismo e Liderança, Agricultura de Baixo Carbono, e Agricultura e Irrigação de Precisão, este últimos para ajudar o produtor brasileiro na adaptação de suas propriedades às mudanças climáticas.

Andrea Barbosa é formada em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós graduada em Pedagogia Empresarial com ênfase em Recursos Humanos, pela Faculdade de Educação da UEMG/CEPEMG e em Ecoturismo: Interpretação e Educação Ambiental, na UFLA – Universidade Federal de Lavras/FAEPE.

 

 

Andréa Veríssimo

É Médica Veterinária formada pela UFRGS, Mestre em Administração Rural pela Lincoln University da Nova Zelândia e com Pós-MBA em Liderança pela Unisinos. Teve a oportunidade de trabalhar em diversos elos da cadeia produtiva pecuária e agrícola, tanto no Brasil quanto no exterior. Iniciou sua carreira na fundação do SIC – Serviço de Informação da Carne, entidade que reuniu os pecuaristas brasileiros no combate aos mitos da carne bovina, posteriormente migrando para a promoção internacional da carne brasileira, quando gerenciou o Programa Brazilian Beef da ABIEC na época em que o Brasil conquistou a liderança mundial nas exportações. Depois de organizar muitas feiras, projetos com a imprensa internacional e churrascos para europeus, asiáticos e árabes, especializou-se em public affairs e relações governamentais ao atuar na Elanco Saúde Animal, BASF Agro e FIERGS. Hoje, atua na produção de gado de corte e é proprietária da Avelã Public Affairs, consultoria de relações institucionais especializada no agronegócio, além de colaborar com o Blog da Carne.

 

André Savino

Formado é formado em Engenharia Agronômica pela UNESP e MBA em Gestão Corporativa pela Fundação Dom Cabral. Após se formar, em 1996, iniciou sua carreira na Syngenta Crop Protection, onde trabalhou 19 anos em Marketing e Vendas, acumulando experiência em todo o negócio de Sementes / Biotecnologia e Química. Desde 2014, é Diretor de Marketing Território Brasil.

 

 

Betty Cirne-Lima

Bióloga. Mestre e Doutora em Bioquímica pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora na Graduação e Pós-graduação da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora e Coordenadora do Escritório de Inovação em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Produtora rural. Pecuarista nos altos da Serra Catarinense.

Atual Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, cargo que ocupa pela quarta gestão, desde 2006. Foi presidente, no período de 2008 até 2012, e é membro da atual Diretoria da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (FEBRAC). Única mulher a compor o seleto grupo dos Cavaleiros da Paz – Embaixadores da Cultura Gaúcha, que percorrem o Brasil e o mundo à pata de cavalo.

Em 2015, recebeu o Troféu Destaque Feminino Rural 2015, pela Comissão de Produtoras Rurais da FARSUL, vinculadas à Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (FARSUL). Em 2016, recebeu o Troféu Guri por indicação da equipe do Sistema RBS/Rádio Gaúcha.

Em Junho de 2016, foi a primeira mulher do Novo Mundo a julgar a raça Devon na Royal Three Counties Show, a exposição mais importante do Reino Unido. Além desta, julgou bovinos de corte e/ou gado da raça Devon em Exposições Agropecuárias dos Municípios de Mostardas, André da Rocha, São Sepé no Rio Grande do Sul e Lages em Santa Catarina.

 

Carla de Freitas

Formada em Design, sempre trabalhou em Comércio e Gestão Rural. Possui uma rede de ótica em Rondônia, onde estão suas propriedades rurais, nas quais se dedica à Integração Lavoura/Pecuária e Confinamento. Foi responsável pelo primeiro Dia de Campo da PQNN, selo de qualidade da Nelore Natural e de organizar o grupo em Rondônia. Foi Vice-presidente da Novilho Precoce, fundou e presidiu o NFA – Núcleo Feminino do Agronegócio e participa do Conselho Superior de Agronegócio da FIESP, também é palestrante sobre Sucessão Familiar.

 

 

Carmen Perez

Sua formação, não acadêmica, é o retrato dos seus últimos 16 anos de trabalho na fazenda em Barra do Garças, Mato Grosso. Inicialmente, seu foco foi unicamente na cria e, posteriormente, mergulhou na implantação da Seringueira. Sua busca mais apaixonante tem sido os projetos dos últimos 10 anos relacionados a “Bem Estar Animal”, com parceria do Professor Mateus Paranhos, da Unesp, em Jabotical. Seguramente, estes trabalhos nortearão um novo comportamento no campo do Brasil. Este ano, assumiu a presidência do NFA, Núcleo Feminino do Agronegócio.

 

Cecília Falavigna

Professora de formação. Há 20 anos, ficou viúva, com três filhos pequenos e duas propriedades rurais para cuidar. Sem nenhuma experiência, assumiu o comando das propriedades e, para isso, foi ao único lugar onde se sentiu segura parta buscar as primeiras informações: a Unidade da Cocamar, em Maringá. Também com o apoio do administrador da fazenda em Floraí, Waldemar Orlandelli, que a ajudou, não se importando em trabalhar sob o comando de uma mulher que não conhecia praticamente nada sobre as atividades ali realizadas. Aprendendo sobre as nuances das culturas de soja e milho, bem como o mercado, participando de um mundo até então tradicionalmente masculino. Afirma nunca ter enfrentado preconceito e, na cooperativa, recebeu toda a orientação técnica necessária. Seguiu em frente e, como resultado, as propriedades (em Floraí e em Mamborê) ganharam um novo perfil, mais técnico. Com a rentabilidade das culturas, melhorou o parque de máquinas e as estruturas. Para diversificar os negócios e, não depender só daquelas culturas, implantou também um pomar de laranjas, seguindo uma sugestão da Cocamar. Com o passar dos anos, Cecília se tornou uma produtora de referência, destacando-se pela produtividade das lavouras e também do pomar. Há alguns anos, vendeu a fazenda em Mamborê para investir em outra no município de Floraí, facilitando a logística e podendo concentrar todos os seus esforços no gradativo aumento da produtividade nessa região. Em 2015, venceu o Concurso de Produtividade de Soja da Cocamar (safra 2014/15), façanha que repetiu em 2016 (safra 2015/16). Nesse último ano, foi agraciada também com o primeiro lugar na região Sul do Brasil, no Programa de Produtividade Integrada promovido pela empresa Syngenta, em todo o Brasil.

 

 

Dimar Frozza

Formado em Administração, Frozza possui especializações em Finanças pela Cranfield University e Administração e Gerenciamento pela University of Pennsylvania. Se juntou à Souza Cruz em 1978 no cargo de Assistente de Escritório em Rio Negro. Desde então, passou por diversas funções em Finanças, Operações e Tabaco. Desde 2007, Frozza ocupa o cargo de diretor de Tabaco da Souza Cruz e Head de Tabaco Regional das Americas. No último ano, foi nomeado Head de Operações de Tabaco da BAT.

 

 

Edy Tarrafel

Graduada em Ciências Contábeis, Edy Elaine Tarrafel precisou assumir a administração da propriedade da família em 1998 em Ivinhema/MS, com 20 anos de idade, devido a perda de seu pai, superou a fase de sucessão e as dificuldades com muita determinação e trabalho, desenvolvendo a integração lavoura/pecuária.

Na condição de produtora rural, foi eleita para Diretoria do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul (2002-2014); Foi cooperada fundadora e Presidente da COOPERAVI – Cooperativa Agropecuária do Vale do Ivinhema (gestão 2004-2006); Atualmente é Presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul (gestão 2014-2017 e 2017-2020); Vice Presidente Regional da FAMASUL – Federação da Agricultura e Pecuária do MS; Membro da Comissão de Negociação do Piso Salarial (representante da Famasul); Membro do Comitê da Bacia Hidrográfica (representante da Famasul) (julho/2015-2018).

 

 

Elizete Lunelli Dal Molin

É Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Pelotas, com pós-graduação em Nutrição Mineral de Plantas pela ESALQ e MBA em Gestão de Cooperativas pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou suas atividades profissionais na Copacol-Cooperativa Agroindustrial Consolata com sede em Cafelândia–Paraná, em 1990, prestando assistência técnica a produtores de café, soja, milho, trigo e algodão. Em 2001, foi para a assessoria de cooperativismo para organizar o trabalho com associadas, esposas e filhas de cooperados implantando os grupos femininos na cooperativa. Hoje, desempenha a função de assessora de cooperativismo onde coordena a organização do quadro social e os projetos que a cooperativa desenvolve junto à comunidade.

 

 

 

Estela Maria Lemos Monteiro Soares de Camargo

Possui mais de 30 anos de experiência profissional no setor do Agronegócio, como pecuarista e advogada. É fazendeira e desenvolve as atividades de cria, recria e engorda de gado de corte em sua propriedade no Mato Grosso do Sul. É sócia-fundadora do escritório de advocacia Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados, com forte atuação nas áreas de Agronegócio, Direito Imobiliário, Direito Ambiental, Planejamento Sucessório e Reorganização Patrimonial, assim como na assessoria jurídica para registro de produtos junto ao Ministério da Agricultura, Anvisa e Ibama. Formou-se advogada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1980, e obteve título de Especialista em Direito Tributário pelo Centro de Estudos de Direito Tributário. É Diretora Presidente da Mesa de Debates de Direito Imobiliário – MDDI, exercendo sua coordenação desde 1998. Participa da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da OAB/SP.

 

Fabiana Ferreira Alves

Formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa, é pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV – SP e possui MBA com foco em desenvolvimento organizacional e finanças pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Acumula experiência em produção agrícola e indústria de alimentos. Juntou-se ao Rabobank em 2008, onde já atuou como Gerente Executiva da divisão Rural e gerenciou a área de consultoria rural com foco em governança, gestão e planejamento estratégico. Atualmente é Diretora do Rural Banking.

 

Geraldo Ubirajara Berger 

Diretor da Monsanto do Brasil. Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná, M.Sc. Agronomia e Ph. D. Genética e Melhoramento de Plantas, ambas pela University of Missouri – Columbia, USA. 27 produtos de biotecnologia aprovados e lançados no Brasil; Diversas cultivares de soja, milho e algodão protegidos, registrados, e lançados no Brasil. Presidente da Monsanto Science Senior Fellow (Agrobio) e Membro do Conselho Diretor da ABRASEM e da BRASPOV.

 

Humberto Geraldo Pereira 

Mineiro de Belo Horizonte, é Jornalista e trabalha na TV Globo de São Paulo desde 1976.  Durante este período, participou da redação dos telejornais Hoje, Nacional, Painel, Jornal da Globo, Jornal Amanhã, entre outros. Fundou e dirigiu a Revista Globo Rural nos seus 5 primeiros anos. É o Editor-Chefe do Globo Rural da Rede Globo desde seu começo, em janeiro de 1980. É o Editor-Chefe do Projeto Globo Natureza da Central Globo de Jornalismo. É curador da campanha da Globo “Agro a indústria – riqueza do Brasil”. É curador da campanha da Globo “Descubra”, sobre turismo.

 

 

Joaquim Duran

Atualmente é Gestor Agro da Fazenda Amway Nutrilite do Brasil, responsável pelas estratégias de produção e originação de matéria-prima para produção de ingredientes com foco na indústria de alimentos, suplementos nutricionais e farmacêuticos. Responsável pela maior produção de acerola orgânica do mundo, integrada à produção de vitamina C natural. Desenvolvedor de Modelo de Gestão com foco na Excelência, Movimento Colaborativo e Liderança Transformadora. Líder no processo de mecanização, aplicação de Agricultura de Precisão e mitigação dos efeitos da seca no processo de produção de frutas, ervas e hortícolas irrigados dentro do Sistema Orgânico e Ecologicamente Intensivo. Participou no desenvolvimento de projetos de viabilidade técnica, econômica e financeira nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil das culturas da soja, milho, girassol, uvas, teca, acerola, ervas medicinais, armazenamento de grãos e pecuária. Líder na implantação do sistema de comercialização de Insumos Agrícolas no sistema de troca “Barter” para originação de produtos. Líder na implantação de Sistema de Gestão Integrada em processos agroindustriais com foco na Segurança do Trabalho, Segurança dos Alimentos, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

 

 

Jorge Espanha

Diretor geral da Oxitec do Brasil e atual presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A), Jorge Espanha foi eleito por duas vezes como uma das 100 pessoas mais influentes do agronegócio brasileiro. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas de marketing, comercial e operacional, atuou em posições de marketing global, vendas, estratégia, operações e gerenciamento de pessoas em companhias farmacêuticas, do agronegócio e biotecnologia. Experiente no gerenciamento de equipes multifuncionais em posições locais, regionais e globais na América Latina, Estados Unidos e Europa, Espanha possui histórico comprovado em concepção de estratégias e em execução de crescimento e alavancagem de P&L. Com larga trajetória no agronegócio, Espanha iniciou sua carreira na Pfizer Saúde Animal na Europa, ocupando posteriormente posições de marketing global na matriz, nos EUA, trabalhando por 14 anos no exterior.

O executivo participou ativamente no crescimento e implantação da Zoetis no Brasil, empresa na qual foi diretor-presidente, e comandou ainda a Merial, do Grupo Sanofi, no Brasil, Paraguai e Bolívia, entre janeiro de 2014 e janeiro de 2017. Espanha possui graduação em zootecnia e pós-gradação em nutrição animal pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com especialização em marketing pela Columbia Business School, Espanha é um dos Alumni do Insead, do AMP (Advanced Management Program) da instituição em 2016. Atuando como diretor geral da Oxitec do Brasil desde março de 2017, Espanha é hoje o responsável por liderar os programas de implementação do Aedes do Bem™ – solução inovadora e sustentável para o controle de vetores –, além de outros produtos do portfolio de biotecnologia da Intrexon (controladora da Oxitec), no Brasil.

 

 

José Luiz Tejon Megido

Com mais de 30 livros escritos, Tejon é jornalista, publicitário e doutorando em Ciência da Educação pela Universidad de La Empresa, no Uruguai. Mestre em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie. Professor convidado da Audencia Business School – França (Master of Science Management), Coordenador Acadêmico de Programas da FGV in Company, Coordenador Acadêmico de Pós-Graduação e Coordenador do Núcleo de Agronegócio da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/SP, Coordenador de Pós Graduação do I-UMA e Apresentador do programa A hora do Agronegócio, na Rádio Jovem Pan. Eleito por 4 vezes consecutivas palestrante Top of Mind de RH do país, com o prêmio Top of Mind ESTADÃO e medalha do mérito acadêmico ESPM 2013/2014.

Kellen Severo

Jornalista especializada na cobertura de agronegócios e mercado financeiro com 6 anos de experiência no segmento; Âncora de telejornal, editora-chefe do jornalístico Mercado&Cia e editora de economia no Canal Rural; Vivência como repórter setorista de finanças na BMF&Bovespa; Consultora em documentários da HBO Americana no Brasil sobre pecuária; Fez ampla cobertura jornalística nacional quando esteve em mais de 300 cidades de 13 estados do Brasil com o Projeto Soja Brasil ao vivo pelo Canal Rural. Premiada por três Instituições pela atuação no segmento de agronegócios. Pós-graduada em Economia FIPE/USP. Formada em Direito do Agronegócio pelo INSPER/SP. Membro do núcleo de agronegócios ESPM/SP; Mestranda e pesquisadora do Agronegócio na mídia brasileira pela Faculdade Cásper Líbero. Redatora de mídias digitais e repórter de projetos especiais.

 

Krysta Harden

Krysta Harden is vice president of Public Policy and chief sustainability officer, joining DuPont in February 2016.

Most recently, she served as deputy secretary of the U.S. Department of Agriculture (USDA), where she helped to shape food and agriculture policy, including leading implementation of the 2014 Farm Bill.  At USDA and throughout her career in agriculture, Ms. Harden has focused on growing the ranks of agriculture and expanding opportunity for women, young people, immigrants, socially disadvantaged producers, returning veterans and retirees.  Prior to her service as deputy secretary, she held USDA leadership positions as chief of staff to the Secretary of Agriculture Tom Vilsack, and assistant secretary for Congressional Relations.  Preceding her service at USDA, Ms. Harden spent five years as CEO of the National Association of Conservation Districts (NACD), providing national leadership for natural resource conservation and representing thousands of conservation districts across the nation.

In addition to serving as CEO of the National Association of Conservation Districts, she also has worked with the American Soybean Association as senior vice president of Gordley Associates, where she concentrated on conservation and renewable energy issues.  She also served 12 years on Capitol Hill, as staff director for the House subcommittee on Peanuts and Tobacco and as chief of staff and press secretary for former Congressman Charles Hatcher.

Ms. Harden received her B.A. in journalism from the University of Georgia.

 

Lair Hanzen

Assumiu como Vice-Presidente Sênior da Yara International e Presidente da Yara Brasil em fevereiro de 2016. Desde 2013, atua como Presidente da Yara Brasil, cargo também ocupado de 2007 a 2009, quando assumiu a posição de CFO do segmento de produção de fertilizantes na Yara International ASA entre 2009 e 2013 em Oslo, Noruega. Entrou para o segmento de fertilizantes ainda em 1993 na Adubos Trevo S.A (atual Yara) e desde então exerceu diversas funções que envolveram processos de aquisição e integração. Foi o primeiro CFO da Hydro Agri Argentina S.A (atual Yara). Em 2000, quando a  Yara assumiu o controle da Adubos Trevo, passou a exercer a função de CFO da Yara Brasil. No ano de 2006,Lair Vianei Hanzen tornou-se Vice-Presidente da Yara Brasil, liderando o processo de aquisição da Fertibrás. Em 2013, liderou o processo de aquisição da Bunge Fertilizantes e em 2014 a joint venture de 60% com a Galvani Indústria, Comércio e Serviços S/A.

É formado em Administração de Empresas pela PUC-RS, Pós-graduado em Administração de Empresas e Estratégia pela ULBRA-RS e em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Belgrano, onde também realizou MBA em Negócios Internacionais. Anteriormente à Yara, Lairtambém teve experiência comercial, administrativa e financeira em outras empresas.

 

Lígia Dutra

Iniciou sua carreira como advogada especializada em Direito Civil e Ambiental. Passou a atuar em relações internacionais como Analista de Negócios Internacionais na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e, atualmente, exerce a função de Superintendente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Ligia Dutra é formada em Direito pela UNESP e Mestre em Direito Internacional pela UFSC.

 

 

Luciano Vacari 

Luciano de Souza Vacari é graduado em gestão de agronegócios, foi operador de mercado de derivativos agropecuários da BMFBOVESPA, coordenador do centroboi/FAMATO, membro da câmara setorial da carne do MAPA, membro do conselho diretor do GTPS, ex-presidente do IMAC, Instituto Mato-grossense da Carne. É membro do conselho deliberativo do IMAC e diretor executivo da ACRIMAT.

 

Luiz Carlos Correa Carvalho – Caio

Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz – ESALQ/USP (1973), com cursos de pós-graduação em Agronomia e em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da USP e Vanderbilt University (USA). Foi Executivo de organizações públicas (PLANALSUCAR; IAA; CENAL) e privadas (AIAA; UNICA) ligadas à agroindústria canavieira, de 1985 a 2002. Foi Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool, do Governo Brasileiro, de abril/2003 a janeiro/2007. Foi Conselheiro do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira (2004 – 2007) e da FEALQ – Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo (2004 – 2007). Desde 1983, é Diretor da CANAPLAN, empresa de consultoria e projetos para o setor sucroalcooleiro; É Diretor de Relações com o Mercado das Usinas do Grupo Alto Alegre S/A. É Presidente da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio; Sócio da Bioagencia, empresa comercializadora de etanol e açúcar nos mercados interno e externo; É Membro do Conselho Superior do Agronegócio, da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, desde setembro/2006. Detentor dos prêmios Fundação Bunge 2007 (Obra e Vida – Agroenergia); Medalha Fernando Costa (setor privado); Medalha Walter Accorsi; Prêmio SAE Brasil 2008 (categoria Máquinas Agrícolas).

 

Luiz Cornacchioni

É graduado em Agronomia pela ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), com MBA pela Kellogg School nos Estados Unidos. É Diretor Executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e conta com 27 anos de experiência nas áreas de papel e celulose, florestas plantadas e no setor sucroalcooleiro. Antes de ingressar na Abag, Cornacchioni exercia a função de diretor executivo da Associação.

 

Marcello Brito

Graduado em Engenharia de Alimentos pela UNIFEB de Barretos/SP, possui especializações em Trading Internacional de óleos e gorduras pela FOSFA – Federation of Oils, Fats and Seeds Association de Londres – Inglaterra; Responsabilidade Social e o terceiro setor pela Fundação Instituto de Administração, MBA em Comércio Internacional pela FIA/USP e Mestrado em Estratégica Internacional de Administração, Ciência e Gestão do Comércio Internacional pelo Instituto de Administração e Economia da Universidade Pierre Mendes em Grenoble – França.

Atua no setor de óleos vegetais há mais de 30 anos e atualmente ocupa os cargos de Diretor Executivo da Agropalma, Presidente da ABRAPALMA – Associação Brasileira dos Produtores de Óleo de Palma, Diretor da ABAG – Associação Brasileira do Agronégocio, da Organis –  Associação Nacional da Agricultura Orgânica e Sustentabilidade e do comitê executivo do POIG-Palm Oil Innovation Group.

 

 

Marcos Leandro Pereira

Conselheiro e Mentor de Conselhos de Administração e de Família com mais de 26 anos de experiência como advogado tributarista e societário. Representa legalmente grupos empresariais internacionais e possui sólida bagagem na condução de projetos de M&A (merger and aquisition), bem como na estruturação de planejamentos sucessórios, societários e tributários de empresas e grupos familiares, na assessoria jurídica de grande operações de reestruturação societária, participando ainda de diversos comitês tributários e estratégicos. É Presidente do Conselho Regional Consultivo da AMCHAM – Curitiba e Membro do Conselho de Administração da AMCHAM – Brasil e Conselheiro Independente em organizações familiares, com histórico como Conselheiro em relevantes grupos empresariais da Região Sul do País. Formado em Direito e especialista em Governança Corporativa e Avaliação de Empresas, Direito Processual e Instituições de Direito Contemporâneo. Iniciou sua carreira na Ernst&Young, foi sócio da Delloite e, atualmente, é o sócio fundador da RCA Governança, Sucessão e Gestão e, da Pereira, Dabul e Advogados. É também Mentor da área societária da Endeavor Brasil e membro da Comissão Permanente de Sociedade de Advogados da OAB-PR.

 

 

María Beatriz Giraudo

2016 -10th Kleckner Award – Global Farmer Network Foundation and Croplife International – BORLAUG WORLD FOOD PRIZE – Iowa USA
Desde  2016 – Ministerio de AgroIndustria de la Nación – Coordinadora de Políticas para Desarrollo Sustentable y Plan Belgrano
Consejo de la Producción – Ministerio de Producción de la Nación –Miembro consejero
Desde 2015 – Global Farmer Network Miembro
GCAN – Red Global de Agricultura de Conservación – Miembro fundador
Desde  2014 – RedFIP – Red Federal de Iniciativa Privada – www.redfip.org.ar – Miembro fundador
Desde  Julio de 2014 – CAAPAS – Confederación Americana de Asociaciones para la Agricultura Sustentable – Miembro del Directorio y Tesorera
Abril 2014 – Abril 2016 – Aapresid (Asociación Argentina de Productores en Siembra Directa) Rosario – Santa Fe – Argentina www.aapresid.org.ar – Presidente
Desde  Marzo de 2014 – SRVT (Sociedad Rural de Venado Tuerto) Venado Tuerto -Santa Fe- Argentina www.ruralvenadotuerto.org.ar – Miembro de Comisión Directiva

 

 

Maria Iraclézia de Araújo

Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e em Gestão de Agronegócio pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), Pós-graduada em Gestão, Produção e Sanidade Animal pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi Presidente da Sociedade Rural de Maringá nas gestões 2008/2010 e 2010/2012, e reeleita para a atual gestão (2015/2017). É reconhecida como a primeira mulher a presidir uma entidade do gênero no País, tendo recebido a medalha do Mérito Legislativo, concedida pela Câmara dos Deputados.

É vice-presidente da Comissão Estadual de Exposições Feiras Agropecuárias do Paraná (Comexpa), conselheira do Núcleo dos Criadores de Nelore da Região de Maringá, diretora de Relações Institucionais do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, membro do Instituto de Tecnologia Agropecuária de Maringá (Itam) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem). Produtora rural no município de São Félix do Araguaia (MT), mas residente em Maringá (PR), responde pela coordenação e realização da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá), considerada uma das principais do País, encontrando-se este ano, em sua 45ª edição, 22ª internacional.

 

 

Maria Teresa Merino

Executiva com experiência na direção de Recursos Humanos em empresas multinacionais. Atualmente, é Diretora de Recursos Humanos para a América Latina da Syngenta, empresa líder do agronegócio, e anteriormente na Eli Lilly, farmacêutica americana. Graduada em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós Graduação e Administração em Marketing pela ESPM, e MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Participou de programas de Desenvolvimento Executivo em Camdrigde-UK e IMD-Suíça.

 

 

Mariangela Albuquerque

É Diretora da Agro Marketing Mix, empresa com18 anos de história atendendo grandes empresas do agro.  Em sua carreira como executiva passou por empresas como Nielsen, Kolynos e Coca Cola Company. É publicitária pela ESPM-SP, pós-graduada pela Madia Marketing Scholl e UFMT e MBA pela Fundação Dom Cabral. Professora, conselheira e palestrante.

 

 

Marilucia Dalfert

Especialista em crédito rural, Marilucia Dalfert é formada em Ciências Contábeis, com Especialização em Controladoria pela UFRGS, MBA Marketing pela FGV. Tem mais de 20 anos de experiência em instituições financeiras, com forte atuação nas áreas de Crédito. Marilucia iniciou a sua carreira no Banco Cooperativo Sicredi em 2006 e atualmente é Gerente de Crédito Rural.

 

 

Mateus Paranhos

Formado e com Mestrado em Zootecnia, na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, campus de Jaboticabal, é Doutor em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP e realizou pós-doutorado em Bem-Estar Animal na Universidade de Cambridge, Inglaterra. É Professor na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, campus de Jaboticabal desde 1986, além de professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP. Atuou como Professor Visitante de 2007 a 2010 no Programa de Pós-Graduação de Produção Animal Subtropical na Universidad Nacional del Nordeste, em Corrientes, Argentina; foi pesquisador visitante (de outubro de 2009 a março de 2010) na sede da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), em Roma (Itália) e membro (de 2009 a 2010) do Comitê de Bem-Estar Animal e Educação, da DG SANCO – Comissão Europeia, Bruxelas, Bélgica. Por quatro anos seguidos (de 2013 a 2016), foi indicado pela Revista Dinheiro Rural como uma das 100 pessoas mais influentes do agronegócio brasileiro em função de seu trabalho na promoção do bem-estar de animais de produção no Brasil. Tem mais de 80 artigos científicos publicados.

 

Mônika Bergamaschi

É Engenheira Agrônoma (UNESP/Jaboticabal), M.Sc. em Engenharia de Produção Agroindustrial (UFSCar); MBA em Economia de Empresas com Ênfase em Cooperativismo (FUNDACE-FEA-RP/USP).

Presidente Executiva do IBISA – Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade do Agronegócio, – Presidente do Conselho Diretor da ABAG/RP – Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto e Membro de Conselhos Consultivos e Deliberativos de Entidades de Representação Classista e de Empresas Privadas. Entre os anos de 2001 e 2011, foi Secretária Geral da ABAG/RP – Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto. E no período de 2011 a 2014, foi Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

 

 

Norma Gatto

Agropecuarista, atua na área desde o ano 2000, no Mato Grosso, nos municípios de Itiquira, Canarana e Ipiranga do Norte. Tem como principais produtos a Soja, o Milho e os bovinos.

 

 

Paulo Amorim

Engenheiro Cartógrafo formado pela UNESP com mais de 10 anos de experiência em Fotogrametria e Sensoriamento Remoto. Em 2008, recebeu o prêmio CREA e, em 2012, o título de Cavaleiro da Ordem da Sociedade Brasileira de Cartografia. Atualmente é Gerente de Soluções em Sensoriamento Remoto na GEO AGRI e desenvolve soluções com drones para a agricultura.

 

Paulo Herrmann

Iniciou sua trajetória na John Deere em 1999 e desde então ocupou diversas posições, principalmente na área de marketing e vendas, respondendo por Brasil e América do Sul. Desde 2009, ocupava o cargo de diretor de vendas para a América Latina e, em 2012, assumiu a Presidência da John Deere Brasil.

 

 

Regina Helena Couto Silva

Economista sênior do DEPEC – Bradesco, Regina é responsável pela área setorial, além da realização de palestras e publicação de textos sobre os principais setores da economia. Atua como economista desde 1992, tendo trabalhado na Serasa como Coordenadora da equipe de análise setorial e no Banco BBV.

 

 

Renato Hobold Watanabe

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Maringá, possui especialização em Gerenciamento de Projetos pela ESALQ/USP e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Cooperativa Cocamar desde 2011, onde iniciou sua carreira profissional atuando com consultoria e transferência de tecnologia para cooperados da Região de Apucarana, nas culturas de soja, milho, trigo e aveia.
Atualmente, atua em projetos de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) em regiões de solos arenosos, que buscam a intensificação da produção com sustentabilidade. Conduz o Programa de ILPF da Cocamar, coordenando um time de 30 agrônomos que atuam nas regiões noroeste do estado do Paraná, Oeste paulista e Cone Sul de Mato Grosso do Sul em um trabalho de reforma de pastagens degradadas com culturas anuais, que visa diversificar e aumentar a rentabilidade dos cooperados. É membro do Conselho Gestor da Rede de Fomento ILPF, uma parceria público privado, com o objetivo de aumentar a transferência de tecnologia em ILPF por todo o Brasil.

 

 

Roberto Rodrigues

É Engenheiro Agrônomo e agricultor, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, Embaixador Especial da FAO para as Cooperativas e Presidente do LIDE Agronegócios. Participa de inúmeros conselhos empresariais, institucionais e acadêmicos. Foi professor do Departamento de Economia Rural da UNESP – Jaboticabal. Foi presidente do  Conselho Superior do Agronegócio da FIESP – COSAG, da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, da Sociedade Rural Brasileira – SRB, Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG, da Academia Nacional de Agricultura da SNA e da Aliança Cooperativa Internacional – ACI. Foi Secretário de Agricultura do Estado de São Pauto (1993/1994) e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003/2006).

 

 

Ruy Fachini

Produtor Rural, Presidente do Sindicato Rural de Campo Grande e atual Conselheiro Fiscal da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Ruy é graduado em Engenharia Civil pelo Instituto de Ensino de Engenharia Paulista, Pós-graduado em Administração Agroindustrial pelo Instituto Nacional de Pós Graduação,  Pós-graduado em Liderança Empreendedora no Agronegócio na Academia de Empreendedorismo Rural do Mato Grosso do Sul e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

 

Silvio Santos

Formado em Engenharia Agronômica pela FALM, possui MBA em Administração e Marketing na ESPM SP e especialização Go to Market Strategy no INSEAD de Singapura. Após a graduação em Agronomia, em 1985, iniciou sua carreira na CAFE do Paraná onde trabalhou por 3 anos na área de Vendas e Gestão Comercial tornando-se chefe geral da Divisão de Sementes de Algodão. Ingressou na Syngenta Crop Protection em 1998, onde trabalhou 21 anos em Marketing e Vendas, em diferentes funções no Brasil, LATAM e área estratégicas Global de MASE e Projetos Especiais TSB.

Em 2010 passou a ser o Vice-Presidente da Chemtura Latim América na Divisão de AgroSolutions  onde trabalhou por 4 anos e, em janeiro de 2015, foi nomeado o CEO/ Presidente  da Agrichem Crop Nutrition no Brasil e Latin América, especializada em Nutrição especial dos Cultivos.

 

 

Solange Ferreira

Solange Ferreira is currently the Latin America Food Enterprise Accounting & Finance Director and Regional Controller based in São Paulo/Brazil. In her current position she provides leadership for finance organization to the whole region. She is part of the Global Foods Enterprise Leadership Team and Global Controllers Leadership team. Solange serves as Statutory Director for Cargill Brazil, Cargill Pension Fund Superintendent and Cargill Foundation Director. She is part of the Brazilian Finance Executive Association.

Solange joined Cargill in December 1986 as financial analyst and has developed her career in finance in different businesses and locations such as Coffee Brazil and USA, Grains and Supply Chain in Brazil and USA, Steel Business, Global Sugar and Sugar&Ethanol Brazil. In 2009 she became her corporate career as Brazil Financial Controller and Foods Enterprise Regional Controller. Solange holds BA degree in Accounting and Business Economics, from Universidade Católica de Santos, Brazil. Holds also MBA in Finance from Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil.

 

 

Teka Vendramini

Produtora Rural em Florida Paulista-SP, utiliza as raças Tabapuã e Angus (com a tecnologia de IATF). Graduada em Sociologia e Política, é Diretora da Sociedade Rural Brasileira e representa o Departamento de Pecuária da instituição. Membro do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP, participa atualmente de vários encontros de mulheres Produtoras Rurais por todo Brasil.

 

 

Tsen Chung Kang

Possui graduação pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1990) e Doutorado em Engenharia de Computação – Carnegie Mellon University (1995). É professor da Fatec Shunji Nishimura. Atua em governança corporativa – planejamento estratégico e inovação tecnológica, principalmente nos seguintes temas: agricultura de precisão, agricultura do conhecimento, job shop, shifting bottleneck, grafo disjuntivo, logística.

 

Vera Ondei

Formada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero. Começou a carreira na 4Rodas, publicação da Editora Abril e foi a primeira mulher a passar por testes para trabalhar no Guia 4Rodas, para viajar pelo Brasil testando hotéis, restaurantes e infraestrutura turística. Na sequência, permaneceu por 16 anos na Editora DBO, onde foi repórter na revista DBO, editora do site portaldbo e comentarista de mercado no programa DBO na TV, no canal Terra Viva. Em 2011, foi convidada para ser editora da Revista Dinheiro Rural, onde permanece até hoje.

 

Victor Trujillo

Psicólogo, formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, pós-graduado em Política e Estratégia pela USP, MBA em Marketing pela ESPM, Professional Member of American Marketing Association – A.M.A., cursou a A.M.A. School of Marketing Research – University of Notre Dame – USA. Trabalha há 25 anos com Pesquisa de Mercado e Ciência do Consumo. É Diretor Geral do IPESO, consultor, palestrante, professor da ESPM há 18 anos onde coordena os Cursos de Férias e Itinerantes. É autor do livro “Pesquisa de Mercado Qualitativa e Quantitativa” – Ed. Scortecci, 2001, coautor do livro “Curso de Propaganda – Do Anúncio a Comunicação Integrada” – Ed. Atlas, 2004.

 

 

Vladimir Miranda Abreu

Há muitos anos, dedica-se à operações bancárias e de Mercado de Capitais, tornando-se especialista em operações domésticas e internacionais de financiamento, via empréstimos e via operações envolvendo emissões nos mercados de capitais, incluindo ofertas públicas de ações (IPOs). Após adquirir experiência em operações de financiamento imobiliário estruturadas, passou a atuar como sócio na área de Negócios Imobiliários de TozziniFreire e sua experiência fez com que a área estabelecesse abordagens inovadoras na estruturação de operações. Ao longo dos anos, adquiriu experiência em operações envolvendo imóveis urbanos e rurais, tendo atuado em várias operações com investimentos florestais em muitos estados brasileiros. Além disso, desenvolveu a área de Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono, que possui umas das mais amplas experiências no Brasil. Atuou como associado estrangeiro no escritório Milbank, Tweed, Hadley & McCloy LLP em Nova York, EUA (1998-1999). Posteriormente, dirigiu a unidade de Nova York de TozziniFreire por dois anos (1999-2001), assessorando empresas americanas no desenvolvimento de negócios no Brasil. É referenciado em relevantes guias jurídicos, como Chambers Latin America, Latin Lawyer 250 e Legal 500. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), é Especialista em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Mestre em Direito Comparado pela New York University (NYU).

 

Walquyria Majeveski

É formada em Administração de Empresas, MBA em Finanças corporativas pela FGV. Possui 22 anos de experiência em empresas de varejo, sendo 20 anos em varejo de alimentos. Atualmente atua como COO da empresa Hortigil Hortifruti S.A., sendo responsável pela operação de varejo nos Estados do ES, RJ e SP, além da operação logística e da Estratégia de Marketing da Companhia. Sua experiência abrange estruturação de planos estratégico e orçamentário, participação em projetos de aquisição e fusão de empresas, estruturação de sistema de Governança Corporativa com participação de Fundo de Investimento, estruturação de metodologia de expansão, criação de escritório de projetos corporativos e Implantação de ERP, SAP, RETAIL  incluindo revisão de desenho de processos de negócios e mudança de plataforma tecnológica. Vencedora da Categoria Líder Feminina do Prêmio Líder Empresarial do Espírito Santo 2017, promovido pela TV Vitória/Rede Record.

 

 

Zenia Aranha da Silveira

Produtora e proprietária rural em Bagé. Na Estância Santo Izidro, a família cria as raças de gado Hereford e Braford, cavalos da raça Quarto de Milha, agricultura de pastagens de inverno e verão e soja.  Durante 20 anos, pertenceu à diretoria da NSQM, Associação de Criadores de Cavalos Quarto de Milho Núcleo Sul, exercendo por duas vezes a presidência da entidade. Recebeu vários prêmios por sua criação e participação em provas da raça Quarto de Milha. Durante sua gestão lançou a prova do “Cavalo Completo”, tornando a raça mais conhecida no sul, o que trouxe ótimo retorno para o criador. Organizou cursos de rédeas e doma racional aberto a todas as raças, utilizando inclusive a técnica na doma de vários eqüinos em sua propriedade.  Atualmente, é presidente da Comissão de Produtoras Rurais da Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, Farsul; diretora presidente do Instituto Sócio Ambiental Rural– ISAR; diretora do Banco de Alimentos da FIERGS; membro do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR-RS; e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Memorial Oswaldo Aranha: Presidente da Associação Brasileira Feminina de Golfe Sênior.  Integrou o Conselho Nacional de Segurança Alimentar , CONSEA-RS; participou do Fórum de Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa do RS e foi diretora do Programa de Educação Ambiental Compartilhada do Governo do Estado do RS.  Durante estes anos ministrou muitas palestras e tem recebido várias homenagens e prêmios pelo seu desempenho como produtora e ativista rural.